segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Tudo novo de novo

Há 3 dias atrás eu fiz um post simbolizando o começo do ano.
Acontece que na minha vida de adolescente de 15 anos, três dias é MUITO TEMPO e é como se aquele post fosse de OUTRA ERA.

Exagero? Não, eu to sendo bem realista na verdade.

Digamos que o post de 3 dias atrás e todos os outros posts que eu já postei nesse blog fizeram parte de uma antiga Sofie, e que essa pessoa que está escrevendo nesse momento é um Sofie totalmente diferente. Ok, agora eu assumo que eu exagerei.

O que realmente está acontecendo é que hoje eu estou começando tudo de novo. Eu tentei começar tudo de novo no primeiro dia do ano, mas como o meu reveillon foi BEM bagunçado nesse ano, meu começo teve que ser adiado.

E então, eu to começando tudo de novo hoje, porque não existe dia melhor pra recomeçar as coisas que hoje, né?

Enfim, o que eu to recomeçando? Tudo, ou pelo menos bastante coisa.

O meu modo de enxengar as coisas, principalmente as coisas ruins.

Por exemplo:
Esses dias eu percebi que eu sou dramática demais, e ví o quanto isso é ruim, mas, hoje, eu percebi que não tem muita coisa que eu possa fazer a respeito, e que não adianta eu tentar ser menos dramática, mas que eu posso descobrir um jeito de usar isso à meu favor!
E, não, eu não estou dizendo que eu vou virar uma atriz global, tipo, no, thanks (nada contra os atores da globo, mas acho que não rola pra mim). O que eu quero dizer é que ao invés de tentar tirar o drama da minha escrita, eu posso utilizá-lo para deixar a minha escrita ainda melhor, tudo o que eu tenho a fazer é balanceá-lo e não levar ao extremo, tudo o que eu tenho a fazer é aprender a usar o drama. E, vamos combinar que ninguém melhor pra me ensinar isso do que eu mesmo, quer dizer, o drama está presente na minha vida há nada menos que 15 anos!

Outro exemplo?
Meu jeito boazinha demais de ser. Muitas, muitas vezes eu tentei parar de ser boazinha. Até que eu percebi que não vale a pena, que por mais que eu tenha perdido muita coisa na vida por ser assim, foi por eu ser assim que eu ganhei MUITA coisa na vida. Então a última coisa que eu devo fazer é deixar de ser assim, tudo o que eu tenho a fazer é direcionar a minha bondade. Eu não devo parar de ser boazinha, eu só não devo ser boazinha com quem não merece!

Mais um?
Os finais. Eu sofri 3 anos por causa de um fim de um relacionamento. Fico deprimida todo final de filme e de livro. Adiei o fim de Amanhecer por dois meses inteiros. Passei 2 semanas sem sorrir depois que a minha bisavó morreu. Choro todo fim de ano.
Foi então que eu descobri que isso é normal nos adolescentes. Quando se é adolescente, tudo parece o fim do mundo. Mas não é, é só o começo. Quem me contou isso? Um cara bem gato chamado Zac Efron, conhece? Ele é meio que famosinho, não sei se você já ouviu falar...
Na verdade não foi bem ele que disse, foi o personagem dele em 17 again, mas você entendeu.
E se tem uma coisa que eu amo na vida são os começos. Tudo em relação a eles é delicioso. O friozinho na barriga só de pensar se vai ser bom, a sensação de esperança de que tudo vai dar certo, a sensação de que vai ser melhor do que qualquer outra coisa que você já possa ter vivenciado. Acredite, se você ver o lado positivo dos começos, você vai se apaixonar por eles assim como eu.
Então, se eu conseguir transformar os finais em começos... Eu vou literalmente estar transformando o que eu mais odeio naquilo que eu mais amo.

E se eu consigo fazer isso com os finais, eu consigo fazer isso com tudo!

E se eu consigo, você também consegue!
.
Na verdade é tudo muito simples e clichê: Tudo tem um lado positivo. E se a gente conseguir ver o lado positivo das coisas, vamos ver que não há nada que nos impeça de ser feliz.

Então esse é o meu novo modo de ver as coisas: sempre olhando primeiro o lado positivo. O que não significa que eu vou perder todo o meu senso crítico e que eu vou virar uma alienada que só encherga o que é bonito e colorido. Eu nunca disse que só olharia o lado positivo, eu só estou dizendo que é preciso tentar enxergar o lado positivo de tudo. Para que sempre tenhamos esperança, para que sempre possamos aproveitar o lado bom de tudo.

Sendo assim, vamos esquecer que esse e um fim e vamos aproveitar esse novo começo. Esse novo começo da minha vida. Porque se antes a minha vida era cheia de finais... Agora ela é repleta de novos começos!

E hoje é o começo. O começo de tudo. Agora tudo é novo e lindo. Agora tudo está alí, esperando para ser descoberto. O friozinho na barriga já começou, e eu já estou contagiada pela sensação de esperança. ;]

Por Sofie.

4 comentários:

  1. Sofie, estou orgulhosa de você. Eu acho que todo mundo tem que criar um bloqueio contra as coisas ruins e só deixar passar as boas. Tipo, filtrar. Uma coisa ruim estraga meses, mas um mundo de coisas boas passam despercebidas... E se você tem se esforçado pra criar esse bloqueio, parabéns.

    E quem sabe, já que você só sai do equipe depois do terceiro, você não estude comigo? Sabe, Jornalismo na USP em 2012 soa bem, não soa?

    ResponderExcluir
  2. Faz-se muito tempo que nada me deixava sensivel, e isso foi realmente algo lindo, ver que melhorou psicologicamente e percebeu que não estava fazendo ações erradas, você sempre fez-me sentir feliz, sempre te achei linda de aparência, mas depois dessa percebi que sua real beleza está em seus valores, eu realmente sou infinitamente grato por ser seu primo :3

    ResponderExcluir